domingo, 23 de fevereiro de 2014

AULA 03: O modo como percebemos os fenômenos pela mente



Uma vez que esclarecemos as definições de signo e linguagem, bem como os limites e propósitos da semiótica, faremos a seguir um estudo dos elementos que mais se prestam a análise semiótica, na intenção de familiarizar o leitor com esses conceitos para que as análises que virão a seguir possam ser compreendidas. No primeiro momento apresentaremos o modo como todo e qualquer fenômeno se apresenta à percepção e à mente. Inicie seus estudos com a leitura do texto obrigatório (clique aqui), posteriormente escreva uma resenha sobre o texto (apresente as características das categorias triádicas propostas por Charles Peirce: primeiridade, secundidade e terceiridade. Cite três exemplos de seu cotidiano (que não foram citados na leitura e na videoaula) onde e possível observar essas três fases operativas do processo de percepção de um signo), traga suas dúvidas para a próxima aula, assista as explicações apresentadas pela professora na videoaula (clique aqui). Bons estudos!

domingo, 16 de fevereiro de 2014

AULA 02: Linguagem, Signo e Semiótica

A semiótica é a ciência do signo que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer signo como fenômeno de produção de significação e de sentido. Se a semiótica, nosso objeto de estudo, tem como propósito investigar o modo como se constitui um signo na produção de significação e de sentido na linguagem, nesse primeiro momento precisamos ter clareza sobre o entendimento de linguagem e de signo.

Inicie seus estudos com a leitura do texto (clique aqui), posteriormente reveja as explicações apresentadas pela professora nesta videoaula (clique aqui), por último desenvolva a atividade avaliativa.

Bons estudos!


ATIVIDADE AVALIATIVA: 

Tendo como referência a leitura obrigatória da unidade 1 e a videoaula desta semana, redija um texto que apresente as seguintes informações:
1. O que é linguagem? Cite três exemplos de seu cotidiano que não foram citados na leitura.
2. O que são signos? Cite três exemplos de seu cotidiano que não foram citados na leitura.
3. O que é semiótica?
4. Observe atentamente as figuras 1,2 e 6 da leitura obrigatória da unidade 1 e responda para cada imagem: 
Quais são os signos apresentados? 
Quais são os elementos visuais (cores, formas, texturas etc.) predominantes? 
O que representa essa imagem?
 Qual é a sua interpretação pessoal?

AULA 01: Plano de ensino

  • Sejam bem vindos à disciplina de Fundamentos da Semiótica!
    A proposta desta disciplina é ajudar a compreender como os signos comunicam e transmitem mensagens, a partir da investigação do processo de significação indicado pelos estudos sobre semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914).
    Por meio dos escritos de Charles Peirce (2005), Lúcia Santaella (1983, 2001, 2002 e 2005), Eluiza Ghizzi (2009) e Martine Joly (1996) apresentaremos os conceitos gerais sobre a semiótica peirceana e a gramática especulativa; o modo como os fenômenos se apresentam à mente; o processo de significação do signo: seu fundamento, objeto e interpretante e o percurso para análise da imagem.
    Bons estudos!